TESTE DE TOLERÂNCIA GLICOSE E LACTOSE

Os exames de tolerância a lactose e glicose devem seguir algumas orientações básicas e importante para uma analise correta do exame. A coleta é feita em duas etapas, a primeira em jejum de 8h a segunda duas horas após a ingestão de um líquido.

Após a primeira coleta o paciente ingere um líquido especifico para o exame solicitado e deverá permanecer no laboratório por 2 horas para ser realizada a segunda coleta.

Durante o período que permanecer no laboratório não deve fumar, não pode se alimentar, e também não deve se movimentar, ou seja, sair para caminhar, o paciente deverá permanecer em repouso durante todo o tempo.

Caso o paciente acabe vomitando o líquido ingerido, o exame deverá ser cancelado e realizado em outro dia.

Acaso o paciente prefira ir para casa, ele poderá desde que ele vá de carro, e fique em repouso absoluto, se for para casa não pode fumar, se alimentar e caso vomite deve avisar ao laboratório para que o exame seja cancelado e realizado outro dia.

Se correr tudo bem durante a espera o paciente deverá retornar ao laboratório e chegar 10 minutos antes de fechar o horário da segunda coleta.

É importante seguir todas as orientações do exame, pois se fazer errado o médico pode solicitar que o exame seja repetido ou pode interpretar o resultado de forma equivocada, o que ocasionará um erro no diagnostico médico.